FutebolFutebol.

Prêmio Bola de Ouro 2023

A edição 2023 do Prêmio Bola de Ouro realizado pela revista France Football, acontece nesta segunda-feira (30-out) em Paris, na França a partir da 16h00. O jogador argentino Lionel Messi será o grande favorito a vencer o prêmio pela oitava vez.


Vinicius Junior, do Real Madrid, é o único brasileiro que concorre ao prêmio de melhor jogador, ele está entre os finalistas pelo segundo ano seguido. No ano passado, terminou na oitava posição.

Ausente em 2022 – ano em que Benzema ficou com o prêmio -, Messi está de volta à lista de indicados após liderar a Argentina na conquista da Copa do Mundo. Haaland, que quebrou vários recordes em seu primeiro ano no Manchester City, é o principal concorrente. Vice-campeão do mundo, Mbappé também é apontado na França como candidato.

Após 20 anos, Cristiano Ronaldo do Al-Nassr fica de fora da disputa, assim como Neymar do Al-Hilal.

Continua após a publicidade



Indicados à Bola de Ouro 2023:

Principais nomes na disputa do prêmio.
– Messi (Argentina/PSG/Inter Miami)
– Haaland (Noruega/Manchester City)
– Mbappé (França/PSG)

A France Football também entregará o Troféu Kopa, que premia os melhores jogadores sub-21. Pedri, vencedor em 2021, e Gavi, vencedor em 2022, estão entre os concorrentes deste ano novamente. A revista também divulgou os goleiros que vão disputar o Troféu Yashin, com o brasileiro Ederson entre eles.

A atacante Debinha é a única representante brasileira na premiação feminina. Melhor jogadora da Copa do Mundo, a espanhola Aitana Bonmatí é a favorita. Vencedora nos dois últimos anos, Putellas sofreu com uma grave lesão na temporada e não foi indicada.