Chelsea foi o clube que mais gastou no mercado de transferências europeu 2022/23
Publicado por redação em: 25 de junho de 2023
O Chelsea foi o grande destaque no mercado de transferências da Europa, cuja janela fechou na última terça-feira (31). O clube inglês gastou cerda de 360 milhões de euros (R$ 1,9 bilhão) em sete reforços, sendo o mais caro deles o volante argentino Enzo Fernández, que deixou o Benfica por 121 milhões de euros. Poucos dias antes, os blues já haviam comprado do Shakhtar Donetsk o atacante ucraniano Mykhaylo Mudryk, por 70 milhões de euros, com outros 30 milhões de euros por objetivos.
Continua após a publicidade
Os outros cinco reforços dos londrinos são: o zagueiro francês Benoît Badiashile (ex-Monaco, por 38 milhões de euros), o atacante inglês Noni Madueke (ex-PSV, por 30 milhões de euros), o lateral francês Malo Gusto (ex-Lyon, por 30 milhões de euros), o volante brasileiro Andrey Santos (ex-Vasco, por 12,5 milhões de euros), o atacante costa-marfinense David Datro Fofana (ex-Molde, por 12 milhões de euros) e, por fim, o atacante português João Félix (emprestado pelo Atlético de Madrid, com taxa de cedência de 11 milhões de euros).
Ainda no multimilionário futebol da Inglaterra, o Newcastle e o Liverpool também ganharam visibilidade nas transferências de peso. O primeiro garantiu a compra do atacante inglês Anthony Gordon, ex-Everton, por 45,5 milhões de euros. O segundo, por sua vez, pagou 42 milhões de euros para tirar o atacante holandês Cody Gakpo do PSV.
As cinco maiores transferências do mercado europeu 2022/23
Enzo Fernández – Benfica > Chelsea – 121 milhões de euros
Mykhaylo Mudryk – Shakhtar Donetsk > Chelsea – 100 milhões de euros
Anthony Gordon – Everton > Newcastle – 45,5 milhões de euros
Cody Gakpo – PSV > Liverpool – 42 milhões de euros
Benoît Badiashile – Monaco > Chelsea – 38 milhões de euros