06 de julho de 2022
O Brasil estreia nesta sexta-feira (8) na Copa América de Futebol Feminino 2022. A competição, que será realizada na Colômbia entre os dias 8 e 30 de julho, é o momento perfeito para que a seleção brasileira mostre a que veio e o que tem evoluído desde a chegada da técnica Pia Sundhage.
Após a Olimpíada de Tóquio, a treinadora passou efetivamente a aplicar suas ideias e visões na seleção, acelerando o processo de renovação. Afinar o meio-campo e o ataque são tarefas essenciais, principalmente após as oportunidades desperdiçadas nos amistosos contra a Dinamarca e a Suécia na Data Fifa de junho.
E é importante não esquecer da defesa. Embora Pia tenha encontrado as suas xerifes de confiança na linha de trás, ainda falta uma atenção maior principalmente em momentos logo após sofrer um gol. Reduzir o tempo de reação e não sentir a pressão é fundamental para que não aconteçam apagões como os que vimos recentemente em outras partidas.
Ter a seleção completa durante um mês será fundamental para que a treinadora e a comissão técnica realizem esses ajustes sem precisar enviar as jogadoras de volta para os seus clubes. Para colocar todas as atletas no mesmo nível físico e de conhecimento das estratégias de jogo. E para que todas convivam, se conheçam melhor e consigam que este entrosamento se reflita também dentro de campo.
A Copa América vai servir para nos mostrar o que Pia e sua comissão técnica efetivamente aprenderam com os amistosos contra equipes europeias ao longo do ano. Vai servir também para melhorar a moral dentro de campo, afinal mesmo entendendo toda a racionalidade e a evolução da seleção nos últimos jogos, perder ainda é muito ruim.
O torneio continental é o mais importante do ano não só por valer vagas para a Copa do Mundo e Olimpíadas, mas também porque levantar uma taça é uma motivação extra para jogadoras e torcida.
O Brasil entra em campo favorito mesmo sem nomes como; Marta, Cristiane e Formiga, a Seleção Brasileira ainda é a principal força sul-americana no futebol feminino. Isso não deve ser subestimado. As únicas equipes que já conseguiram tirar pontos da seleção brasileira em Copas Américas foram Colômbia e Argentina. As hermanas, inclusive, foram as únicas a levantar a taça além das brasileiras.
O Brasil, que está no Grupo B da competição ao lado de Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela, estreia a partir das 21h (horário de Brasília) do próximo sábado (9) contra a Argentina no estádio Centenário.