Federação Paulista realiza sorteio dos grupos do Paulistão 2022

05 de novembro de 2021
A Federação Paulista de Futebol (FPF) realiza na próxima terça-feira (09) o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista 2022. A competição deve ter o mesmo formato da última edição, sendo 16 equipes divididas em quatro grupos de quatro times cada. O paulistão deve ser iniciado no dia 26 de janeiro com final prevista para o dia 3 de abril.

Assim, a competição teria apenas 67 dias (pouco mais de dois meses), menor duração da história, superando a edição de 2003, que foi disputada em 70 dias. O principal motivo para o encurtamento do Estadual é a disputa da Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro de 2022, que adiantará o encerramento das demais competições.

Sorteio:
O pote 1 terá os quatro grandes: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos; no pote 2 com Mirassol, Ferroviária, Bragantino e Inter de Limeira; pote 3 com Novorizontino, Guarani, Ponte Preta e Ituano e o pote 4 com Botafogo, Santo André, São Bernardo e Água Santa.

O sorteio realizado pela FPF definirá as chaves do campeonato. É importante ressaltar que os clubes não enfrentam as equipes de seu próprio grupo. O torneio então realiza 12 rodadas na primeira fase com os dois primeiros de cada chave avançando para as eliminatórias. As quartas e semifinal acontecem em jogo único, mas a final será realizada no sistema de ida e volta.