Home Liga das Nações

Liga das Nações

A Liga das Nações da UEFA é uma competição internacional de futebol, disputada bienalmente por seleções de países membros da UEFA.


A primeira edição do torneio iniciou em setembro de 2018, logo após a Copa do Mundo FIFA e teve como vencedor a seleção portuguesa na final de 2019, no Estádio do Dragão, Portugal.

Os primeiros colocados dos quatro grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, disputada em um único país. Quatro seleções, uma de cada Liga, também se qualificam para o Campeonato Europeu de Futebol.


Criação
Em outubro de 2013, o presidente da Associação Norueguesa de Futebol Yngve Hallén, confirmou que existiam negociações para a criação de um terceiro torneio internacional de seleções nacionais para membros da UEFA, além da Copa do Mundo FIFA e do Campeonato Europeu de Futebol.

O conceito da Liga das Nações da UEFA classificaria as 55 seleções nacionais das federações filiadas em uma série de grupos, baseados em uma classificação formulada com base nos seus resultados recentes, onde seriam promovidos e rebaixados a outros grupos de acordo com os resultados obtidos dentro dos mesmos.

O torneio proposto seria realizado em datas do calendário de jogos internacionais, que eram alocadas para jogos amigáveis internacionais, não afetando a Copa do Mundo ou o Campeonato Europeu. Em março de 2014, o secretário-geral da UEFA Gianni Infantino, afirmou que um dos benefícios da proposta seria ajudar associações nacionais menos famosas a manter um calendário de jogos.