Publicado em: 26 de agosto de 2022
Silvana Lima, o maior nome do feminino do surf nacional, conquistou antecipadamente nesta semana o troféu do primeiro Circuito Banco do Brasil, que estreou esse ano com três etapas do Qualifying Series, da World Surf League.
Silvana garantiu o primeiro lugar no ranking, ao passar a sua bateria de estreia em Ubatuba, vencida pela também cearense Juliana dos Santos, na Praia de Itamambuca.
Além do título, SL ganhou o convite para participar da única etapa do Challenger Series (circuito mundial da divisão de acesso) na América Latina; o ‘Corona Pro’ que será realizado em novembro, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
“Agora é continuar treinando, porque o campeonato aqui está só começando e eu quero mais. Preciso manter esse ritmo de passar as baterias para chegar firme lá no Challenger. Eu vi a Juju (Juliana dos Santos) bem pequenininha e ela já quebrava. Ela tem um backside super power, todo mundo viu na nossa bateria e ela está de parabéns“, disse Silvana.
Silvana é ícone e exemplo para as mais jovens, que hoje competem com ela ao redor do mundo. Vice-campeã mundial em 2008 e 2009, e uma das representantes do país na estreia do surfe em Jogos Olímpicos, ano passado em Tóquio, ela ainda busca vaga para retornar à elite, onde brilhou por várias temporadas.
Em 2021 e 2022, apenas Tatiana Weston-Webb faz parte do Championship Tour, a divisão principal da WSL. Agora em setembro, ela vai disputar as finais mais uma vez, de olho no título inédito para o Brasil entre as mulheres.