28 de junho de 2022
Chegou a vez de Lewis Hamilton falar sobre o comentário feito por Nelson Piquet. Através de suas redes sociais, o heptacampeão afirmou que esse tipo de pensamento não tem espaço dentro da Fórmula 1 e do esporte mundial.
O tricampeão brasileiro está no centro de uma polêmica desde a última semana. O motivo é um vídeo que começou a rodar onde chama o piloto inglês de ‘neguinho’ ao comentar sobre uma ultrapassagem feita por Hamilton sobre Verstappen (2021) atual namorado de Kelly Piquet.
O piloto titular da Mercedes, se manifestou após a notícia ter chegado à mídia internacional “Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu em português no seu Twitter. Depois, continuou o discurso, agora em inglês. “É mais do que linguagem. Esse tipo de pensamento arcaico precisa mudar e não tem espaço em nosso esporte”, pontuou.
“Tenho sido rodeado por essas atitudes e sendo alvo minha vida inteira. Já passou da hora de aprender. Chegou a hora da ação”, completou.
Rivais nas pistas como Ferrari, McLaren, Alpine e Aston Martin, bem como George Russell, colega de equipe do heptacampeão, publicaram manifestações de apoio ao britânico.
A Mercedes e a Fórmula 1 também chegaram a se pronunciar sobre o caso. A equipe e a categoria mostraram total apoio a Hamilton, além de deixar claro que repudiam qualquer atitude racista e de descriminação.