Home Esportes Mundial de Surfe chega ao Taiti para última etapa, veja como estão...

Mundial de Surfe chega ao Taiti para última etapa, veja como estão os brasileiros na competição

Mundial de Surfe chega ao Taiti para última etapa, veja como estão os brasileiros na competição

Publicado em: 11 de agosto de 2022

Mundial de Surfe chega ao Taiti para última etapa, veja como estão os brasileiros na competiçãoO Circuito Mundial de Surfe chega em Teahupo’o, no Taiti, para a 10ª e última etapa antes do WSL Finals, a grande final que decidirá o campeão e a campeã da temporada. O evento nas temidas ondas tubulares vai definir os últimos classificados para a decisão, que será realizada em setembro, na Califórnia (Estados Unidos), apenas entre os cinco primeiros do ranking.

O Brasil já tem um representante garantido na final: Filipe Toledo, líder do ranking no masculino, carimbou sua vaga ainda na etapa do Brasil, realizada em Saquarema no fim de junho.

No masculino, outro classificado é o australiano Jack Robinson, vice-líder do ranking que garantiu seu lugar no Finals no mês passado, em J-Bay, na África do Sul. Se chegar à semi em Teahupo’o, Filipinho vai assegurar a primeira colocação, mesmo que Robinson vença no Taiti, e ficará mais perto de seu primeiro título mundial, já que o líder do ranking avança direto para a grande final do Finals.

O top 3 do ranking ainda conta com outro australiano, Ethan Ewing, que soma 40.970 pontos, contra 39.130 do brasileiro Italo Ferreira, quarto colocado. O campeão olímpico tem vantagem considerável para o sexto colocado (o primeiro fora da zona de classificação para o Finals), o japonês Kanoa Igarashi (35.525). Ainda assim, Italo precisa alcançar a semifinal em Teahupo’o para não correr nenhum risco. Quem fecha a zona de classificação no momento é o americano Griffin Colapinto, quinto com 36.800 pontos.

Além de Filipinho e Italo, o Brasil tem mais dois surfistas com chances de classificação para a final, mesmo que remotas: os irmãos Pupo. Miguel é o nono colocado no ranking, com 30.185, pouco à frente de Samuel, que aparece em 11º, com 29.910. Porém, eles precisam vencer no Taiti e ainda torcer por outros resultados para que se classifiquem para o Finals.

Gabriel Medina ficou apenas na 24ª e última posição. O tricampeão mundial somou poucos pontos na primeira metade da temporada após abrir mão das etapas para cuidar da saúde física e mental depois de sua briga pública com sua mãe e su separação. Ele retornou na sexta etapa, fez duas semifinais, mas foi eliminado precocemente na segunda rodada em Saquarema. Para piorar, lesionou o joelho. Em recuperação, abriu mão das disputas da África do Sul e do Taiti e não compete mais nesta temporada.