Home Esportes F1: Pilotos são favoráveis a penalizações para quem causar interrupção da prova...

F1: Pilotos são favoráveis a penalizações para quem causar interrupção da prova durante classificação

F1: Pilotos são favoráveis a penalizações para quem causar interrupção da prova durante classificação

15 de junho de 2022

F1: Pilotos são favoráveis a penalizações para quem causar interrupção da prova durante classificaçãoApós duas classificações consecutivas atrapalhadas por bandeiras amarelas ou vermelhas, os pilotos da Fórmula 1 se mostraram a favor de uma iniciativa em potencial da FIA para penalizar quem causar tal tipo de interrupção nas sessões que definem o grid de largada, por arruinar as voltas dos demais.

No Azerbaijão, esse assunto voltou à tona após Fernando Alonso ir parar na área de escape no fim do Q1, causando uma bandeira amarela e atrapalhando as voltas de quem vinha atrás dele, podendo potencialmente batê-lo.

Alex Albon, que era o primeiro atrás do piloto da Alpine, não fez questão de esconder sua opinião de que o espanhol teria feito isso deliberadamente. Mas esse assunto não é algo novo na F1.

No ano passado, Charles Leclerc fez um tempo que o colocou na primeira posição no quali em Mônaco e foi parar no muro logo em seguida, garantindo a pole já que os demais não puderam melhorar suas voltas.

E, neste ano, Max Verstappen sugeriu que penalizações deveriam ser impostas àqueles que causarem bandeiras vermelhas após perder sua volta final no Q3 devido ao incidente entre Sergio Pérez e Carlos Sainz.

Apesar de não haver uma documentação oficial associada a esta investigação, foi apurado que os comissários da FIA conduziram uma análise informal do incidente de Alonso em Baku, com o espanhol e o diretor esportivo da Alpine, Alan Permane, sendo flagrados deixando a sala da direção de prova no domingo. O chefe da equipe francesa, Otmar Szafnauer, também esteve presente.


Apesar dos comissários não terem tomado nenhuma ação, suas suspeitas foram suficientes para criar uma discussão sobre uma possível solução ao problema.

O regulamento desportivo da F1 já contém um artigo que pode ser aplicado a qualquer um que use uma área de escape ou algo do tipo, que diz: “Os pilotos devem utilizar todo e qualquer efeito razoável para usar a pista a todo tempo, sem poder sair da pista sem uma razão justificável”.

O Apêndice L do Código Desportivo Internacional da FIA, que se refere à conduta de pilotagem, contém uma cláusula similar: “Os pilotos devem usar a pista o tempo todo, e não podem sair da pista sem uma razão justificável”.

Os comissários têm o poder de deletar uma ou todas as voltas de um piloto caso seja julgado que ele tenha cometido uma ofensa que entre nesta descrição. Se for acordado entre os comissários e a direção de prova que tal caminho será tomado, uma manobra como a de Alonso pode causar sanções já no GP do Canadá, com a notificação vindo nas notas do diretor para a etapa ou na reunião regular de sexta com os pilotos.