Publicado em: 28 de julho de 2022
O tetracampeão Sebastian Vettel de 35 anos anunciou que deixará a Fórmula 1 no final da temporada deste ano, após 16 anos. O piloto da Aston Martin disse que tomou a decisão e que agora irá se dedicar à família.
“Provavelmente, deveria começar uma lista com o nome das pessoas que quero agradecer, mas quero explicar os motivos por trás de minha decisão. Amo o esporte, tem sido o centro de minha vida desde que me lembro”, “Mas por mais que tenha vida dentro da pista, há também minha vida fora das pistas. Ser um piloto nunca foi minha única identidade. Acredito muito em identidade por quem nós somos e como tratamos os outros mais do que fazemos”, disse Vettel.
Vettel disputou sua primeira corrida de F1 ainda em 2007, com a BMW Sauber. Na época, no GP dos Estados Unidos, cruzou a linha de chegada na oitava colocação, conseguindo pontos em sua estreia. Naquele mesmo, ano, mas agora defendendo a Toro Rosso substituindo Scott Speed, conseguiu um impressionante quarto lugar no GP da China, encerrando seu primeiro campeonato em 14º com seis pontos.
Entretanto, colocou seu nome de fato nos livros quando, no ano seguinte, conseguiu a surpreendente vitória na Itália. Em uma corrida molhada e com um carro abaixo dos adversários, conseguiu seu primeiro dos 53 triunfos na categoria.
Em sua jornada, Vettel defendeu cinco equipes; BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull, onde conseguiu seus quatro campeonatos, Ferrari e Aston Martin. Nos últimos anos, entretanto, tem enfrentado dificuldades em conseguir bons resultados.