Copa Sul-Americana


Copa América Feminina, anteriormente conhecida como Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, é o principal torneio entre as seleções de futebol feminino da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).


Foi realizado pela primeira vez em 1991. Nas duas primeiras edições do torneio, apenas uma equipe (a campeã) se classificou para a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Na terceira edição, os campeões se classificaram automaticamente, enquanto o vice-campeão do torneio enfrentou uma equipe da CONCACAF em uma partida de play-off para chegar à Copa do Mundo.

Continua após a publicidade



Na quarta edição, duas vagas automáticas foram dadas para a Copa do Mundo Feminina de 2003: para os campeões e a segunda colocada, respectivamente, uma situação parecida para as edições de 2007 e 2011.

Em dezembro de 2020, a CONMEBOL anunciou que o torneio seria realizado a cada dois anos, em vez de a cada quatro anos, a partir de 2022.


A competição foi disputada pela primeira vez em Maringá, cidade do estado brasileiro do Paraná, em 1991. Foi o único critério adotado pela CONMEBOL como qualificatório para a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada naquele mesmo ano.

Continua após a publicidade