Futebol

Novo estádio do Pacaembu: inauguração já tem data definida

Publicado por redação em: 4 de novembro de 2022

Novo estádio do Pacaembu: inauguração já tem data definida
Maquete eletrônica de como será o novo estádio

O estádio do Pacaembu em São Paulo segue com suas reformas, o estádio foi cedido pela prefeitura através de uma licitação em 2019 para o consórcio Allegra, formado pelas empresas Progen e Savona Fundo de Investimento e Participações

Apesar de assumir um negócio que dava prejuízo e calcular um investimento de 400 milhões de reais, contando o valor já gasto para vencer o processo licitatório e o custo das reformas, a Allegra diz que pode transformar o Pacaembu em um negócio sustentável e devolver à população um complexo esportivo modernizado.

Com obras correndo dentro do prazo estipulado na licitação, a reinauguração do estádio está prevista para 25 de janeiro de 2024, data da final da Copa São Paulo e aniversário da capital paulista.

Obras seguem no estádio em outubro de 2022
Como o complexo é tombado, nenhuma estrutura dentro dele pode ser descaracterizada: a piscina olímpica tem que continuar sendo uma piscina, o campo deve seguir sendo um campo, e assim por diante. A única exceção é o edifício multiuso que será construído no lugar do antigo tobogã, já que a arquibancada não fazia parte do projeto arquitetônico original e foi construída em 1970.

Novo estádio do Pacaembu: inauguração já tem data definida
Obras seguem no estádio em outubro de 2022

Esse prédio será a alteração mais radical na paisagem do Pacaembu. A expectativa da Allegra é que ele receba um fluxo de 7.500 pessoas por dia, ou 3 milhões de visitantes por ano. Integrado ao clube poliesportivo, abrigará atrações como uma esplanada de convenções e eventos, estacionamentos, um centro de medicina esportiva, hotel e galeria de arte.

Mas e o futebol?
A concessionária promete que o esporte não vai ficar em segundo plano, a aposta mais realista, pelo menos em um primeiro momento, é em alternativas como o futebol feminino. Mas o sonho é que o torcedor consiga viver no novo Pacaembu experiências que vão além de apenas ver o time do coração.

De acordo com a concessionária, a expectativa é que grandes clubes mandem seus jogos no Novo Pacaembu uma ou duas vezes por ano. Com isso O torcedor vai se hospedar no hotel, vai andar por dentro do estádio e sair já na cadeira dele.

(Fonte: Portal da RMC)