Futebol

Tite fala sobre sua preferência por novo técnico da Seleção Brasileira

Publicado por redação em: 14 de setembro de 2022

Tite fala sobre sua preferência por novo técnico da Seleção BrasileiraTécnico da Seleção Brasileira desde 2016, Tite que vai deixar o cargo ao final da Copa do Mundo, revelou que prefere ver um brasileiro como sucessor no posto, e não um treinador estrangeiro, como muitos pedem.

O técnico ainda reforçou que, apesar de sua opinião ser conhecida nos bastidores, não possui qualquer tipo de participação na escolha do novo treinador da equipe.

Não me sinto confortável [para participar da escolha]. Posso? Posso, mas não quero. Não fiz isso nem no Corinthians quando fui campeão mundial. Tem que pegar executivos com capacidade suficiente para ver entender que modelo tinha e o que pode fazer“. Tite justificou sua “torcida” para o próximo técnico da seleção “ser um profissional brasileiro” ao citar alguns colegas de profissão.

É o meu sentimento. Dos últimos cinco campeões mundiais sul-americanos, quatro são brasileiros: eu, Paulo Autuori, Abel Braga e Felipão [pela seleção]. Depois vem o [Carlos] Bianchi. São profissionais identificados com a cultura do país. É minha posição. Mas não me sinto confortável para indicar nomes.”

Juninho Paulista, coordenador de futebol da CBF, revelou que a entidade não vai estudar nomes para o cargo de técnico da seleção até o fim da Copa do Mundo. O ex-jogador ainda fez um apelo para os dirigentes da entidade: a manutenção da comissão e de profissionais que atuam em áreas médicas, fisiológicas e psicológicas. “Está na hora de os dirigentes evoluírem”

Tite fez uma crítica aos dirigentes de clubes brasileiros ao ser abordado sobre a dança das cadeiras dos treinadores. “A gente falou que a imprensa tem que evoluir nas análises. Certo. Ouvi que os técnicos tinham que estudar e crescer muito. É verdade. Ouvi dizer que atletas, taticamente, estão em processo de evolução. Está na hora dos dirigentes evoluírem também“, iniciou.

Está na hora de os dirigentes criarem processos ou encontrar estes atletas e formandos, que estudaram, e dar as condições. E dar tempo para trabalhar. Senão a gente vai ficar toda hora nesse: ‘esse aqui vai salvar’ e oito jogos depois ele sai. […] A gente não respeita processos. Os dirigentes precisam se informar melhor“, finalizou Tite

(Fonte: Uol Esportes)